10 livros sobre gestão financeira para empresas

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Começo de ano é uma ótima oportunidade para atualizar a lista de leituras. Neste artigo, compilamos títulos bem avaliados da Amazon que abordam diferentes assuntos do cotidiano do time financeiro. 

Confira nossas 10 recomendações de livros sobre gestão financeira para empresas:

Título: Estrutura e Análise de Balanços – Um enfoque econômico-financeiro.

Autor: Alexandre Assaf Neto.

Avaliação: 5 estrelas.

Top 4 na categoria Gestão de Contabilidade da Amazon, o livro de Alexandre Assaf Neto destaca as principais evoluções da área contábil, análise de demonstrações financeiras e de balanços.

O conteúdo apresenta estudos e introduz técnicas acerca de temas importantes para um negócio, como rentabilidade, formulações analíticas de desempenho, viabilidade econômica e financeira, estrutura de liquidez e análise dinâmica do capital de giro.

 

 

 

Título: Financial Planning & Analysis and Performance Management. (Em inglês)

Autor: Jack Alexander.

Avaliação: 4.5 estrelas.

Top 9 na categoria Finanças Corporativas da Amazon, é considerado essencial na mesa de CFOs, analistas e demais profissionais do setor.

Aborda insights e discussões acerca das áreas que mais afetam criticamente a efetividade financeira das organizações, além de tocar em assuntos como benchmarking, budgeting e forecasting. 

 

 

 

Título: Princípios de Finanças Corporativas.

Autores: Richard Brealey | Franklin Allen | Stewart Myers.

Avaliação: 5 estrelas.

Top 4 na categoria Finanças Corporativas da Amazon, descreve as principais teorias financeiras corporativas e como aplicá-las para resolver problemas práticos do dia a dia. 

Também aborda finanças comportamentais, o que os gestores financeiros devem e por que fazer e como esses profissionais podem agregar valor à organização.

 

 

 

Título: Indicadores de Desempenho – Dos objetivos à ação – Métodos para elaborar KPIs e obter resultados.

Autores: Andresa S. N. Francischini | Paulino G. Francischini.

Avaliação: 4.5 estrelas.

Gerir e analisar indicadores de desempenho não é uma tarefa simples. Entre os top 50 da categoria Liderança da Amazon, a obra reúne pesquisa acadêmica e anos de experiência dos autores em consultoria de melhoria de produtividade. 

O livro expõe lições acerca dos processos de definição de objetivos, metas e como monitorá-los para tornar o sistema de medição de resultados ainda mais eficaz.

 

 

Título: A Interpretação das Demonstrações Financeiras.

Autores: Benjamin Graham | Spencer B. Meredith.

Avaliação: 4.5 estrelas.

Este guia atemporal de Benjamin Graham se mostra essencial para quem está começando a se inserir no mercado de investimentos. 

Aborda conceitos fundamentais sobre como analisar demonstrações financeiras e, com elas, mostra como o investidor pode conhecer profundamente as limitações e avanços da empresa e avaliar suas ações.

 

 

Título: Controladoria Estratégica Aplicada – Conceitos, estrutura e sistema de informações.

Autor: Clóvis Padoveze.

Avaliação: 4.5 estrelas.

Com o objetivo de mostrar como a função da controladoria pode e deve estar ativamente envolvida na área financeira, o livro de Clóvis Padoveze aborda temas relacionados à análise e estruturação de cenários, simulação do planejamento econômico, gerenciamento de riscos corporativos e sistemas de informação. 

 

Título: O Modelo Dinâmico de Gestão Financeira.

Autores: Michel Fleuriet | Rodrigo Zeidan.

Avaliação: 4.5 estrelas.

Conhecido também como Modelo Fleuriet, o Modelo Dinâmico de Gestão Financeira ajuda responsáveis pelo planejamento estratégico financeiro de empresas a terem uma visão minuciosa das demonstrações financeiras e a tomar decisões eficientes. 

Com uma metodologia focada na sustentabilidade de empresas a curto e longo prazo, o livro mostra como uma administração financeira inteligente pode preservar a lucratividade da organização e criar valor para os stakeholders.

 

 

Título: Gestão de Alta Perfomance – Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados.

Autor: Andrew S. Grove.

Avaliação: 5 estrelas.

Top 4 na categoria Ciência da Gestão Empresarial da Amazon, nessa obra, Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, traz considerações a respeito de uma gestão de alta performance e como alcançar altos rendimentos. 

Assuntos como indicadores de desempenho, como manter o foco no resultado e a importância de capacitar sua equipe e conceitos complexos são discutidos através de simples analogias.

 

 

Título: Análise de Demonstrativos Financeiros e da Performance Empresarial – Para empresas não financeiras.

Autor: Flávio K. Málaga.

Avaliação: 4.5 estrelas.

Saber qual o melhor caminho para começar as análises financeiras e interpretar a performance de resultados é um dos pontos-chaves no sucesso da gestão de empresas não financeiras.

Nessa obra, Flávio K. Málaga traz conceitos aplicáveis na rotina de investidores, gestores de fundo e analistas financeiros, a fim de construir um entendimento sobre perfil de risco e de rentabilidade dessas organizações.

 

 

 

Título: A Culpa é do Meu Contador – Como transformar essa relação em uma parceria estratégica.

Autor: Douglas Gomes Filho.

Avaliação: 4.5 estrelas.

Top 1 na categoria Gestão de Contabilidade e Top 3 na categoria Impostos da Amazon, o guia de Douglas Gomes Filho, que trabalhou durante 30 anos na área, conta sobre as mais diversas situações pessoais. Todas poderiam ter sido evitadas se o empresário tomasse maiores cuidados e fosse mais informado quanto às expectativas em relação ao seu contador.

O livro compila informações úteis a respeito da contabilidade e como o administrador e o contador podem formar relações estratégicas e inteligentes.

 

 

Gostou das indicações? Confira também nossos materiais e e-books para se manter sempre atualizado!

 

Nova call to action

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    3 + seis =

    Veja também