8 TED Talks essenciais sobre gestão de empresas e liderança

Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Com a missão de espalhar ideias para o mundo, a série de conferências TED Talks reúne milhões de visualizações em seu site e no youtube, em mais de 3.800 edições sobre diversos tópicos, desde ciência a gestão de empresas e liderança, traduzidas em mais de 100 idiomas.

Selecionamos 8 TED Talks voltados a esses conteúdos, que podem ajudar gestores e líderes da área financeira a encontrar soluções rápidas, ideias, revisar processos do dia-a-dia e tentar novas práticas. 

TED Talks sobre liderança

1. Como grandes líderes inspiram à ação

Apresentador: Simon Sinek | Expert em Liderança
Visualizações: 56,766,569

“Como você explica quando as coisas não saem como previsto? Ou melhor, como você explica quando os outros são capazes de alcançar coisas que parecem desafiar todas as suposições?”  

A indagação de Simon Sinek é respondida através de uma técnica chamada por “Círculo Dourado”.

Essa ideia ilustra por que algumas organizações e líderes são capazes de inspirar enquanto outros não, utilizando exemplos como a Apple, Martin Luther King Jr. e Irmãos Wright.

A palestra de Simon fez tanto sucesso que se tornou um dos TED Talks sobre liderança mais vistos atualmente e entrando na lista das 20 palestras mais populares de todos os tempos, somando mais de 70 milhões de visualizações no site oficial e no canal  do YouTube.

O mesmo conceito está presente no livro Comece pelo Porquê, do próprio Sinek.

2. Como liderar em uma crise

Apresentadora: Amy C. Edmondson | Expert em Liderança
Visualizações: 511,461

Em cenários imprevistos que abalam as estruturas organizacionais e principalmente o caixa, a liderança das empresas deve estar preparada para lidar com essas condições adversas e redirecionar o rumo do negócio. 

Amy Edmondson cita, quatro elementos principais para manter o controle da situação e como administrá-los com exemplos práticos que aconteceram com empresas durante a pandemia de Covid-19.

São eles: transparência e comunicação, agilidade na tomada de decisão, estabilidade de valores e propósito e, por fim, compartilhamento de poder. 

3. Como seu cérebro responde à histórias – e como elas são cruciais para líderes

Apresentadora: Karen Eber | Consultora de Liderança
Visualizações: 1,782,066

Dados não falam por eles mesmos. É preciso uma análise minuciosa para decodificar o que desejam nos mostrar e então explicar o que está por trás de suas razões e variações para todos que influenciam nesses resultados.

Para Karen Eber, o storytelling serve mais que apenas facilitar a interpretação do que a liderança deseja transmitir à sua equipe. Serve principalmente para que o ouvinte ganhe empatia com a situação, com seu líder e seus objetivos, criando confiança, envolvimento e compromisso.

4. As habilidades humanas que precisamos num mundo imprevisível

Apresentadora: Margaret Heffernan | Escritora, empreendedora
Visualizações: 3,706,427

“Uma quantidade enorme de coisas no mundo desafiam as previsões agora. É por isso que o Bank of England diz que haverá outro colapso financeiro, mas não sabemos por quê ou quando.”

Com a crescente evolução e dependência de inovações no mercado, Heffernan explica sua reflexão sobre a importância do líder complementar a eficiência tecnológica com competências humanas de sua equipe, e como elas serão cada vez mais necessárias nos próximos anos.

De acordo com Heffernan, as máquinas não podem prever as crises com total precisão, e nesse sentido, a capacidade humana de compreender, liderar, motivar e encontrar soluções fora do parâmetro tecnológico, se faz essencial.

TED Talks sobre gestão de empresas

5. O caso de permitir que as empresas resolvam problemas sociais

Apresentador: Michael Porter | Estrategista de negócios
Visualizações: 2,550,760

Em meio a dezenas de problemas econômico-sociais e ambientais, ONGS e entidades se desdobram para captar, administrar recursos e manter a missão do projeto ativa. Para uma gestão sustentável dessas empresas, esses tópicos se tornam temas importantes para líderes financeiros do terceiro setor.

E por mais que o número de organizações sem fins lucrativos tenha aumentado nos últimos anos, esses mesmos problemas ainda são crescentes e parecem insolúveis.

Sendo um dos TED Talks mais importantes para gestão de empresas do terceiro setor, Michael explica onde estão os recursos necessários para lidar com todos esses desafios da sociedade? Para ela, a resposta é clara: nos negócios.

6. Duas razões pelas quais as empresas falham – e como evitá-las

Apresentador: Knut Haanaes | Estrategista
Visualizações: 2,217,432

Numa era de inovações constantes, empresas se deparam com duas possibilidades: continuar e aprimorar o que já fazem, ou extender seu nicho de mercado para atender às novas demandas geradas pelo avanço tecnológico. 

Acompanhando essa tendência, um levantamento recente feito pela ACE Cortex Consultoria mostra que a Inovação é prioridade para 85% das empresas. Como a gestão empresarial pode contribuir para colocar esses números na prática?

Haanaes explica como empresas bem estruturadas faliram rapidamente ao não estarem preparadas para combinar inovação com o produto ou serviço que ofereciam, assim como passa 4 lições para evitar os dois principais problemas desse cenário.

7. 3 formas de fazer um plano de (muito) longo prazo

Apresentador: Ari Wallach | Futurista
Visualizações: 2,563,518

“Porque a visão de curto prazo impede um diretor executivo de comprar equipamentos de segurança muito caros. Vai prejudicar os lucros. E então acontece um evento como o da  Deepwater Horizon.” 

A fala de Ari Wallach faz uma reflexão sobre um dos maiores desafios profissionais: planejar o futuro. Para se preparar para os imprevisíveis cenários que chegarão em 10, 20 ou mais anos, Wallach mostra que existem três práticas que podem ajudar o gestor de empresas a projetar e traçar estratégias antecipadas.

O evento recente que impactou fortemente várias companhias que não estavam preparadas foi a pandemia de Covid-19, que forçou diversas empresas a se adaptarem rapidamente. Com o rolling forecast, por exemplo, a projeção contínua de cenários pode ajudar a reduzir (ou até prevenir) cenários desfavoráveis como esse.

8. Como construir um negócio que dure 100 anos

Apresentador: Martin Reeves | Advogado da Imaginação
Visualizações: 2,311,514

Martin Reeves menciona que a probabilidade de que uma empresa não dure cinco anos, em média, é hoje de 32%.

Então como a construtora japonesa Kongō Gumi, perdurou por mais de 1400 anos, até falir em 2006? E como a mesma organização faliu tão rapidamente após 40 gerações de gestão?

Ao utilizar exemplos de um corpo biológico, Reeves explica como é possível um negócio ter sustentabilidade de longo prazo, adotando princípios e estratégias de curto prazo que priorizem a invenção e a adaptação. 

Nova call to action

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    6 + 13 =

    Veja também