As melhores estratégias para construir um orçamento eficiente

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Tainá Cunha, em artigo publicado no portal de finanças iDinheiro, afirma que orçamento é um documento que contém informações futuras sobre todas as receitas e despesas de uma empresa em um determinado período, projetando seus recursos financeiros a curto, médio e longo prazo.

Trata-se de uma ferramenta de planejamento financeiro completa e eficiente, pois permite que o empreendedor e sua equipe possam vislumbrar os gastos futuros de cada setor, atividade e função dentro do negócio.

Jonas Elmerraji, em editorial para a Investopedia, afirma que o orçamento serve como um plano de ação para os gestores, bem como um ponto de comparação no final de um período. E este processo pode ser desafiador, principalmente se houver problemas de liquidez ou a receita e as vendas forem intermitentes.

Para ele, existem vários tipos de orçamentos que as empresas podem adotar em suas rotinas, incluindo orçamentos operacionais, principais, bem como orçamentos estáticos e flexíveis. Contudo, a maioria das empresas projeta um orçamento global, onde prevêem todo o ano fiscal.

Este orçamento incluirá projeções para itens na demonstração de resultados, no balanço patrimonial e na demonstração do fluxo de caixa. Essas projeções podem incluir receitas, despesas, custos operacionais, vendas e despesas de capital.


Como é feito um orçamento empresarial

A Siteware, empresa de gestão de performance e estratégia empresarial, detalha em seu site aspectos importantes sobre orçamento empresarial

Segundo a companhia, todas as empresas, sejam elas públicas, privadas ou organizações sem fins lucrativos, devem fazer seu orçamento empresarial.

Em empresas de médio e grande porte, recomenda-se que a tarefa seja dividida entre os gestores das diversas áreas ou centros de custo. Assim, as informações finais, depois de consolidadas, acabam gerando o orçamento de toda a companhia. A Siteware também apresenta cinco dicas para a elaboração de um orçamento:

  1. Baseie-se em um plano de contas contábil da empresa ou área;
  2. Busque por informações históricas, evitando orçamentos fora da realidade;
  3. Lembre de contemplar os encargos de rotina sobre a folha de pagamentos;
  4. Respeite a realidade comercial e as variações sazonais do seu negócio;
  5. Mantenha o alinhamento com o planejamento estratégico da empresa.

Os tipos de orçamento existentes

Rosemary Carlson, especialista em negócios, em artigo para o portal de finanças The Balance, afirma que uma das etapas fundamentais em um orçamento é a preparação do documento. Para ela, as empresas que dependem da receita de vendas sazonais servem de exemplo da importância de um orçamento bem estruturado.

“Se os meses de junho, julho, agosto e dezembro normalmente geram 75% da receita da sua empresa, seu orçamento permitirá que você planeje com antecedência. Ter uma estratégia para distribuir sua receita com mais eficiência ao longo de um ano fiscal completo ajudará a maximizar os lucros”, afirma Rosemary.

A escritora de finanças também pontua os tipos de orçamento mais comuns e a importância de cada formato na avaliação do desempenho das empresas.

Orçamento estático

Usa dados financeiros históricos para orçar receitas e despesas esperadas no próximo período. Normalmente usado ​​por empresas muito pequenas, ele exige que cada item de linha seja adicionado a um aumento ou diminuição percentual para refletir o próximo orçamento.

Baseado no desempenho

Leva em consideração as entradas e saídas por unidade de produto ou serviço, gerando análises comparativas, visando alcançar a máxima eficiência do negócio.

Orçamento base zero

O orçamento base zero começa do zero e cria um novo orçamento com base nas condições de um determinado momento, detalhando cada item e os dados financeiros internos.

Análise de variação

É o orçamento em que os valores reais e esperados para cada item de receita e despesa são calculados. Os resultados são usados ​​para tentar trazer os itens orçamentários de volta a um determinado intervalo e obter maior eficiência orçamentária.

Orçamento para obter financiamento

Trata-se de um histórico dos orçamentos com detalhamentos, que ajuda a mostrar aos credores ou investidores em potencial que você pode desenvolver um plano de negócios e fazê-lo funcionar. 

Estratégias para fazer um orçamento eficiente

Em tempos de incertezas globais e retração econômica, cada vez mais, as empresas irão se deparar com a necessidade de enxugar e ajustar orçamentos. E fazer uso da melhor estratégia tem se mostrado um diferencial competitivo.

Nick Lebredo, professor de contabilidade e gestão de negócios, em artigo publicado na Strategic Finance, analisa como um time de beisebol norte-americano, que com poucos recursos, mas com um boa dose de inteligência e liderança, conseguiu um histórico de excelentes resultados na temporada 2018.

Na análise, o autor levanta pontos importantes que podem fazer a diferença na construção de um orçamento eficiente. Já a Cobli, plataforma de inteligência em gestão de frotas, reuniu algumas dicas sobre como fazer um orçamento empresarial mais eficiente.

A Bsoft, desenvolvedora de software, também publicou em seu site, insights que auxiliam na criação de um orçamento.

Confira algumas delas:

Monte o diagnóstico financeiro

Para começar a fazer seu orçamento empresarial, é importante fazer uma análise geral da condição do negócio, reunindo as informações referentes ao passado da companhia. Para formar esta base orçamentária, junte todas as contas e impostos pagos, as folhas de pagamento, os pedidos a fornecedores, bem como as informações de receitas recebidas e serviços prestados no último ano da companhia, por exemplo.

Liste objetivos e metas

Um bom orçamento não pode olhar só para o passado, deve ajudar a entender quais são as metas que a empresa pretende atingir. Assim, é possível alinhar a realidade do presente com os objetivos do futuro. Se sua empresa fabrica roupas e quer vender mais no ano seguinte, talvez seja necessário gastar mais com empregados, máquinas e tecidos, por exemplo. Ao mesmo tempo, se sua empresa pretende ser mais eficiente, é importante olhar para os custos anteriores e avaliar se há possibilidade de reduzi-los.

Faça uma projeção baseada em dados

As projeções devem ser baseadas em uma visão realista sobre o que aconteceu e como o negócio pode evoluir no futuro. Se sua empresa vendeu 100 mil camisetas em um ano, pode ser muito difícil acreditar que você venderá 1 milhão de camisetas no ano seguinte. É preciso olhar para os dados, entender o cenário e definir quais projeções são mais realistas para o negócio.

Estime as receitas

Muitos empresários cometem o erro de construir metas isoladas, pensando apenas nas vendas de maneira específica. É preciso levar em conta que o custo de um material ou dos seus insumos podem variar de tempos em tempos.

Detalhe custos e despesas

Se você é um gestor ou empreendedor, sabe da importância de um fluxo de caixa. Afinal, não basta só olhar para as receitas, é preciso também fazer com que custos e despesas estejam saudáveis; em bom português, é importante ganhar mais do que gastar.

Organize as informações para consulta

Se você já organizou os dois lados do seu fluxo de caixa, agora é só organizar todas as informações para a consulta. Sim, um bom orçamento é aquele que pode ser consultado por todos os envolvidos no processo. 

Acompanhe o mercado

Alterações nas legislações tributária, trabalhista, nas taxas de juros, de importação e exportação de bens e serviços, no preço do combustível e de outros insumos podem impactar no seu negócio em maior ou menor medida. 

Monitore os resultados 

Além de seguir os passos mencionados, é essencial monitorar o processo periodicamente e ter a certeza de que o orçamento empresarial está sendo cumprido. O uso de indicadores e métricas serve para avaliar o desempenho dos processos, identificar os erros e adotar medidas corretivas quando necessário.

Se for preciso reavalie o orçamento

Se ao monitorar a execução do seu orçamento, você perceber algum desvio de rota ou a necessidade de ajustes, volte atrás e reavalie. 

Coloque as pessoas certas nos lugares certos

Combine e retenha novos talentos. Assim como no baseball, colaboradores não devem ficar presos a um determinado papel, eles precisam se movimentar e atender a área financeira conforme necessário. 

Seja inovador, corra riscos

O mundo dos negócios está cheio de exemplos de empresas que quebraram a tradição, seja para contratar executivos que tiveram sucesso em outros setores, introduzir novas linhas de produtos, adquirir ou se fundir com empresas, entre outros. Além de assumir riscos, é importante aprender e crescer com os erros.

Desenvolva seus talentos

Confiar nos seus talentos, investir no desenvolvimento do seu time e estreitar laços com os colaboradores das demais áreas é uma lição para os líderes financeiros.

Ganhe confiança

Após ter as pessoas certas no lugar certo, o próximo passo do líder é criar um ambiente de confiança, possibilitando que colaboradores se autogestionem, absorvam e transmitam melhor um ideal de confiança.

Trabalhe duro, mas crie um ambiente positivo

Não há dúvida de que o sucesso requer competência técnica e muito trabalho, mas um ambiente inspirador também traz ótimos resultados. Líderes da área de finanças devem influenciar positivamente os demais colaboradores a alcançar os resultados desejados.

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    One Response

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    19 + 9 =

    Veja também