Entenda o que são as notas explicativas

Tempo aproximado de leitura: 3 minutos

Para as empresas, as demonstrações contábeis permitem a organização e o controle do fluxo financeiro. Além disso, elas são instrumentos importantes de transparência e também são obrigatórias. Portanto, é importante mantê-las sempre em dia. 

Uma das demonstrações contábeis requeridas são as notas explicativas. Elas representam boa parte do balanço e detalham os números fechados em uma linguagem mais simples e acessível. 

Notas explicativas: conceito e obrigatoriedade

As notas explicativas têm como objetivo esclarecer as demonstrações financeiras e apresentar as práticas e critérios contábeis usados. Além disso, é neste tipo de documento que o profissional do departamento financeiro detalha a composição dos saldos de contas, os métodos de depreciação e muitos outros critérios usados na gestão contábil.

A elaboração e publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras é uma exigência prevista no § 4º do artigo 176 da Lei 6.404/1976, também conhecida como Lei das S/A para esse tipo de empresa. De acordo com a legislação:

“as demonstrações serão complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício”.

Na prática, as notas explicativas podem oferecer esclarecimento sobre qualquer uma das outras demonstrações contábeis. É possível, por exemplo, explicar movimentações do fluxo de caixa, constantes na Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Apesar de serem documentos obrigatórios apenas para empresas S/A, são relevantes e feitos como forma de gerar transparência e melhorar a governança das empresas de todos os tamanhos. 

Como elaborar e quando publicar

Mas, afinal, quais informações devem ser abordadas nas notas explicativas? O que o profissional de finanças deve detalhar, em forma de texto, usando uma linguagem simples e acessível para o leitor final? 

São vários os elementos que devem constar nas notas explicativas, de acordo com a Lei 6.404/1976. Veja só:

  • Critérios de avaliação dos elementos patrimoniais relacionados a estoques, depreciação, amortização, exaustão e provisões;
  • Investimentos em outras sociedades;
  • Aumento de valores de elementos do ativo gerado por novas avaliações;
  • Os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes;
  • A taxa de juros, as datas de vencimentos, além das garantias das obrigações a longo prazo;
  • O número, espécies e classes das ações do capital social;
  • As opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício;
  • Os ajustes de exercícios anteriores;
  • Os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeitos relevantes à situação financeira e os resultados futuros da empresa. 

Geralmente, as empresas dividem essas informações nos seguintes tópicos:

  1. Contexto operacional
  2. Sumário das principais práticas contábeis
  3. Estoques
  4. Investimentos
  5. Imobilizado
  6. Diferidos
  7. Financiamento
  8. Capital
  9. Provisão para contingências 
  10. Instrumentos financeiros
  11. Cobertura de seguros.

Sendo assim, as demonstrações financeiras, acompanhadas das notas explicativas, devem ser publicadas semestralmente, com o resumo das principais práticas contábeis.

Notas explicativas: onde encontrar e como analisar

As notas explicativas são divulgadas nos sites das empresas geralmente na seção de informações para investidores. Vale destacar que este conteúdo integra o documento completo com as demais demonstrações contábeis.

Dessa forma, a melhor maneira de interpretar as notas é fazendo uma leitura atenta, comparando com os números constantes no balanço patrimonial e no fluxo de caixa, por exemplo. 

Na maioria das vezes, o documento das demonstrações contábeis é formado, principalmente, pelas notas explicativas. Elas representam entre 70 e 80% de todo o conteúdo. O balanço em si apresenta números muito fechados. Na prática, elas fornecem o detalhamento das movimentações realizadas pela empresa.

No Brasil, muitos profissionais se atêm aos checklists que apontam o que é necessário divulgar, considerando as exigências das normas técnicas.

Contudo, um dos desafios atuais é refletir e classificar quais informações são, de fato, relevantes para incluir na elaboração das notas explicativas. Existe um volume imenso de dados. Geralmente, o usuário recebe um documento com cerca de 200 páginas. Porém, quantidade não representa qualidade. 

A grande maioria das empresas ainda peca pelo excesso de informações, dificultando a transparência e a leitura do documento pelo usuário final. A informação sucinta pode entregar mais valor para o leitor. 

Notas explicativas no Accountfy

No Accountfy, uma plataforma SaaS (Software as a Service) para a gestão de performance corporativa, é possível criar as notas explicativas facilmente, inclusive com a possibilidade de inserir não só textos, como imagens, gráficos e tabelas. As Notas Explicativas fazem parte de uma reformulação no módulo de reportes da plataforma. Clique aqui para saber mais detalhes. 

 

Nova call to action

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    8 − 7 =

    Veja também