Contabilidade transparente: como a Accountfy facilita a tomada de decisão informada

Imagem mostra duas pessoas analisando planilhas e relatórios financeiros com uma calculadora ao lado.
Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Costuma-se dizer que a contabilidade é a bússola de uma empresa. Ela guia, por meio de insights estratégicos e dados precisos, a jornada financeira da organização. Para enfrentar os desafios modernos do mundo empresarial, é preciso ter uma contabilidade transparente.

Acima de tudo, a transparência é a base de uma gestão financeira sólida, o que a torna crucial para o sucesso de um negócio. A automação de processos e o uso de uma plataforma de tecnologia financeira como a Accountfy permitem que os gestores tomem decisões informadas.

A seguir, entenda melhor o que é a plataforma Accountfy, suas vantagens e como podemos facilitar a rotina de quem precisa de informações seguras para definir rumos, com base em uma visão holística da saúde financeira da empresa.

O que é a Plataforma Accountfy?

Criada em 2017 no Brasil, a Accountfy é uma plataforma SaaS (Software as a Service) que facilita a gestão das organizações, transformando dados financeiros em informações gerenciais para uma tomada de decisão mais convicta.

Utilizada por mais de 350 empresas entre América Latina e Estados Unidos, a nossa solução integra-se perfeitamente aos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e é acessível de qualquer dispositivo, inclusive tem um aplicativo exclusivo para clientes disponível na Google Play e App Store

Por meio de sua metodologia única, é possível otimizar processos, consolidar dados e obter total consistência de informação, proporcionando jornadas mais eficientes e integradas.

Veja algumas áreas financeiras beneficiadas diretamente pelo uso da Accountfy:

  • Contabilidade; 
  • Controladoria; 
  • Tesouraria; 
  • FP&A (Financial Planning and Analysis); 
  • Prestação de Serviços;
  • Conselho; 
  • CEO (Chief Executive Officer); e 
  • CFO (Chief Financial Officer).

Do atendimento à implantação, contamos com um grande time de especialistas formados por ex-CFOs, ex-auditores, contadores e analistas com mais de 20 anos de experiência nas áreas de contabilidade, controladoria e planejamento orçamentário.

Qual é a importância de um cenário de transparência financeira?

Muitas empresas se desdobram para alinhar seus registros financeiros. Os problemas vão desde transações perdidas e erros de lançamentos, até inconsistências de diversos níveis que são entraves na hora de fechar as contas.

Imagine a rotina da área financeira de uma empresa que não faz registros de vendas ou compras, que não sinaliza despesas e até mesmo que mistura contas pessoais com as profissionais? Um verdadeiro caos. Antes de mais nada, é preciso integrar as áreas e centralizar tudo em um único lugar.

Isso permite que gestores tenham uma visão 360º dos resultados, que controlem os lucros e prejuízos e identifiquem eventuais irregularidades. Além disso, uma contabilidade transparente auxilia na produção de documentos obrigatórios, como o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, ambos imprescindíveis para o momento de prestar contas diante dos órgãos reguladores.

Sem o auxílio da tecnologia, a saúde e o desempenho de um negócio ficam seriamente comprometidos. A utilização de uma solução inteligente aumenta a transparência financeira e, consequentemente, ajuda a garantir prosperidade no longo prazo. 

 Em síntese, a contabilidade transparente tem papel vital na construção da reputação de uma empresa no mercado e no estabelecimento de uma relação sólida com clientes, funcionários e investidores.

Dados precisos, melhores decisões

A análise de dados ajuda os líderes a tomarem decisões informadas e a reduzirem riscos de cometer equívocos. Em vez de serem orientadas por intuições ou palpites, estas decisões precisam estar baseadas em evidências concretas.

A Accountfy utiliza os dados contábeis gerados pelo ERP (Balancete ou Razão) para gerar informações estratégicas de gestão e ajudar no processo decisório. Esse processo propicia maior segurança nos números e confiabilidade dos dados.

Por fim, a companhia ganha agilidade em suas atividades diárias, pois deixa de gastar tempo com tarefas manuais e passa a se dedicar mais a análises estratégicas e atividades que gerem valor ao negócio.

Dessa forma, sobra tempo para fazer análises mais aprofundadas, melhorar as entregas para a auditoria economizando horas de trabalho e entregas no prazo, e a fortalecer o relacionamento com as instituições financeiras.

Quais são as vantagens da contabilidade transparente?

A contabilidade transparente vai além dos números. Ela fornece insights valiosos para a empresa poder explorar novas oportunidades de crescimento. Veja algumas vantagens:

Transparência financeira

A divulgação de relatórios financeiros é uma forma que as empresas têm de mostrar ao público sua disposição em ser transparente e atuante em relação às melhores práticas de governança corporativa.

O comprometimento com uma operação ética e íntegra, e com responsabilidade ambiental e social, acabam criando um relacionamento de forte confiança com seus diversos públicos. 

Empresas de capital aberto costumam ter uma página específica de RI (Relações com Investidores) para divulgar seus resultados e iniciativas.

Conformidade e Ética

Estar em dia com as obrigações fiscais e a legislação é um dever básico de toda empresa. A contabilidade transparente ajuda a evitar práticas ilegais ou antiéticas, que são consideradas criminosas. 

Ao garantir a conformidade com normas que regem o setor, é possível estabelecer padrões elevados de responsabilidade e integridade, essenciais para demonstrar o compromisso com princípios admirados pelo mercado.

Prevenção de Fraudes

A contabilidade transparente funciona como um escudo para proteger a instituição de fraude, sonegação e conluio. Esta é a classificação de crimes tributários.

O famoso “caixa 2” acontece quando a empresa mantém recursos fora da contabilidade oficial com o intuito de fugir dos impostos. É uma maneira de sonegar tributos, mas pode ser também fruto de lavagem de dinheiro.

Para evitar esse tipo de ato ardiloso, as empresas sérias contam com auditorias recorrentes e controles internos rigorosos para detectar suspeitas nos processos financeiros e prevenir práticas ilícitas.

Automatização de processos

A automatização/automação de atividades em finanças mostra-se cada vez mais indispensável para organizações que desejam ter uma contabilidade transparente. 

Além de ser a forma mais segura e eficaz de controlar o financeiro, ela reduz custos, propicia mais agilidade e garante a qualidade dos reportes para facilitar a tomada de decisões. O objetivo é que a empresa passe a ter uma visualização mais fácil e idônea da saúde financeira para focar na expansão do negócio.

Definitivamente, viu como vale a pena adotar uma ferramenta financeira inteligente para ter uma contabilidade transparente? Com a ajuda da Accountfy, sua empresa transforma dados financeiros em informações gerenciais e estratégicas.

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    2 + nove =

    Veja também